Mature Entrepreneurship and the Work 50+

Autores

  • Marcelo de Jesus Alves Sousa Cursa o Mestrado em Administração na Universidade da Amazônia (UNAMA). Proprietário e Administrador da Enterprise Coaching. http://orcid.org/0000-0002-1695-1463
  • Luciana Rodrigues Ferreira Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA)

Resumo

The objective of this research is to reveal the perceptions of mature professionals about the 50+ work, as well as the potential mature entrepreneur in the scenario of Belém city, in Pará state, Brazil. The growth of unemployment in 2015 forced 50+ professionals to reinvent themselves, looking for a new job, entrepreneurship in the mature phase and other ways to generate income. The type of research is qualitative, exploratory. In the first phase of data collection, online forms were applied with 45 professionals 50+, to describe the mature entrepreneurial potential of the Belém capital. In the second, five mature professionals were selected for a structured interview and later discourse analysis, analyzing the perceptions and feelings of the 50+ professionals during the transition professional process.

Biografia do Autor

Marcelo de Jesus Alves Sousa, Cursa o Mestrado em Administração na Universidade da Amazônia (UNAMA). Proprietário e Administrador da Enterprise Coaching.

Cursa o Mestrado em Administração na Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialista em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Administrador pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA). Certified Professional & Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Behavioral Analyst pelo IBC. Professor de Pós-graduação da Faculdade FACI Wyden. Proprietário e Administrador da Enterprise Coaching. Atendeu empresas-clientes como a Santiago & Cintra Consultoria, IBIZ Tecnologia, RetinaPro, Casa Contente, MOVIMED, SESI, Riccó e Ciranda Cultural.

Luciana Rodrigues Ferreira, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA)

Doutora em Educação, na Linha de Estado, Politicas Publicas e Formacao Humana, pela Universidade Federal de Sao Carlos (UFSCar), São Paulo. Mestre em Educação na linha de Politicas Publicas Educacionais. Servidora da Escola de  Governança Pública do Estado do Pará  (EGPA) e Professora da Universidade da Amazônia, colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Administração. E bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado pela Capes/PPGE/UFPA.

 

Downloads

Publicado

2021-03-01

Edição

Seção

2020 - Eixo 1- Mercado, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade em Tempos de Transição