REDES DE PARCERIAS PARA INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DA DIFUSÃO O AÇAÍ BRS PARÁ

Autores

  • Camilla Maria Cavalcante Guimarães UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Cleberson Williams dos Santos Universidade da Amazônia

Palavras-chave:

DIFUSÃO DA INOVAÇÃO, BRS PARÁ, REDES SOCIAIS.

Resumo

A inovação determina o aumento da produtividade e emprego, gerando crescimento econômico para o País, com isso as organizações têm buscado agregar valor ao seu produto ou processo ou atender as suas necessidades através da inovação. O presente artigo busca de uma forma concisa identificar a importância da formação de redes para difusão da inovação, assim como demonstrar a atual estrutura da rede de difusão do BRS, um cultivar do açaí desenvolvido pela EMBRAPA Amazônia Oriental. O processo de difusão inovação na agricultura ocorre através de redes institucionais e arranjos produtivos locais, esse processo por ocorrer dentro da unidade produtiva promove uma maior acumulação e possibilidade de aprendizado e competência para absorção do conhecimento desenvolvido no meio, gerando maiores ganhos produtivos.

Biografia do Autor

Camilla Maria Cavalcante Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mestranda em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - UFPA. Possui graduação em administração pela Universidade Federal de Alagoas.Pós-graduanda pela Universidade da Amazônia, no curso de Família e Políticas Públicas. Atuou 3 anos da graduação como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e como bolsista de apoio técnico no Projeto de Pesquisa Redes sociais de gerentes de empresas: Um estudo sociotécnico em agroindustrias de Castanhal - PA . Atuou na graduação em administração a distância da Universidade Federal do Pará, como professora pesquisadora.

Cleberson Williams dos Santos, Universidade da Amazônia

Mestrando em administração pela Universidade da Amazônia. Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Pará (1998) e graduação em Direito pela Universidade da Amazônia (2005). Tendo especlializações em Direito Processual (CESMAC-2007), Educação (UFAL-2008) e Gestão em Saúde Pública (UFAL-2011). Lecionou as disciplinas:Políticas públicas de saúde, Saúde Púbica, ética e legislação trabalhista e empresarial, bioética, administração de serviços de nutrição hospitalar, auditoria em serviços de saúde. Foi aluno bolsista de Iniciação Científica na UNAMA, no período de maio de 2002 a julho de 2005, tendo como projeto de pesquisa a capacidade de gestão em saúde no município de Belém-PA, sendo coordenado pelos Doutores Milton Cordeiros Farias Filho e Armin Mattis, analisando os conselhos de saúde, descentralização, planejamento e gestão em saúde. Foi bolsista na Ong. Unamaz, coordenado pela Doutora Elizabeth Acevedo Marin, na pesquisa sobre quilombolas no Estado do Pará, no período de jan.2002 a jan.2003. Concluiu na condição de aluno especial duas disciplinas no mestrado em serviço social : controle social em saúde e controle social em políticas públicas e no mestrado em economia concluiu a disciplina economia da inovação.

Downloads

Publicado

2016-04-28

Edição

Seção

Orphaned