CAPACIDADES DE MARKETING E DINÂMICAS PARA PROMOVER O DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES - UM ENSAIO TEÓRICO

Autores

  • Ronny Luis Sousa Oliveira Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração http://orcid.org/0000-0001-5575-6110
  • Josue Moraes Pereira Junior Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração

Palavras-chave:

Capacidades de Marketing, Capacidades Dinâmicas, Desempenho Organizacional, Ensaio Teórico.

Resumo

Este ensaio teórico possui como objetivo debater teoricamente e apresentar um modelo conceitual teórico sobre como as Capacidades de Marketing podem e devem ser utilizadas como Capacidades Dinâmicas capazes de reconfigurar as empresas a fim de promover o aumento do desempenho organizacional. Esta discussão teórica é importante visto que as Capacidades Dinâmicas são as capacidades que as organizações possuem de reconstruir suas competências para lidar com o dinamismo do mercado, logo, quando se fala de observar e analisar o mercado, as Capacidades de Marketing possuem elementos capazes de verificar essas alterações, observando comportamento dos consumidores, concorrentes, canais de distribuição, preço, ambiente on-line, entre outros. Portanto, esta relação teórica aqui discutida, entre Capacidades Dinâmicas e Capacidades de Marketing, aponta que as organizações devem absorver o conhecimento vindo do mercado a fim de reconfigurar suas habilidades, recursos e estratégias, para conseguir alcançar desempenho organizacional satisfatório.

Biografia do Autor

Ronny Luis Sousa Oliveira, Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração

Graduado em Administração pela Universidade da Amazônia - UNAMA.

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Bolsita de Doutorado CAPES.

Josue Moraes Pereira Junior, Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia.

Pós-Graduação em Auditoria e Controle pela Wyden-Faculdade FACI.

Mestrando em Administração elo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Bolsista de Mestrado CAPES.

Publicado

2022-05-19

Edição

Seção

2021 - XII CODS - Eixo 3: Mercado, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade