PLANO DE AÇÃO E INVESTIMENTOS MUNICIPAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA SUSTENTABILIDADE E DA TEORIA DOS SISTEMAS

Autores

  • Francisco Alves dos Santos Neto Universidade Federal de Rondônia
  • Haroldo de Sá Medeiros Universidade Federal de Rondônia
  • Osmar Siena Universidade Federal de Rondônia
  • Theophilo Alves de Souza Filho Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

planejamento urbano, sustentabilidade, plano diretor

Resumo

O estatuto da cidade busca oferecer à população e as partes interessadas a participação no desenvolvimento urbano. Suas novas diretrizes e direcionamentos buscam um desenvolvimento voltado para a sustentabilidade e às questões socioeconômicas. Sua implementação é de responsabilidade de cada município e deve ser realizada por meio do plano diretor, considerando as características heterogêneas das cidades brasileiras. O Plano de Ação e Investimentos (PAI) indica projetos e ações estruturantes sendo um importante instrumento para execução das estratégias definidas no plano diretor. Este artigo busca elaborar um modelo conceitual, apoiado na teoria dos sistemas e nos conceitos da sustentabilidade, que seja uma ferramenta de análise para o plano de ação e investimento dos municípios brasileiros. Como metodologia para o desenvolvimento do modelo, a técnica de análise de conteúdo foi aplicada aos principais documentos relacionados ao PAI. Além do modelo conceitual, se obteve um quadro com as principais categorias consideradas na V Conferência das Cidades. Essas ferramentas apoiaram a análise do PAI do município de Porto Velho e demonstram que há um desequilíbrio entre as dimensões econômicas, sociais e ecológicas nos objetivos das ações e investimentos analisados. O modelo se mostrou útil para esta análise e pode ser um importante instrumento para o acompanhamento das principais ações de um município. Porém suas limitações devem ser consideradas, como por exemplo a falta de índices mais consistentes que quantifiquem esse desequilíbrio.

Biografia do Autor

Francisco Alves dos Santos Neto, Universidade Federal de Rondônia

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Rondônia. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Pós graduado em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental. Pós graduado em Docência para o Ensino Superior Experiência na área de Controle e Tecnologia do Concreto

Haroldo de Sá Medeiros, Universidade Federal de Rondônia

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Professor do curso de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Porto Velho. Chefe do Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Porto Velho. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Mestre em Administração pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisador e vice líder do Centro de Estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (CEDSA). Pesquisador membro do Marketing and Consumption Lab (MCL-UNIR). Interessado nos temas de gestão sustentável e planejamento do turismo, gestão da participação de stakeholders, abordagens de valor (valor público, criação de valor compartilhado e valor social)

Osmar Siena, Universidade Federal de Rondônia

OSMAR SIENA Doutor em Engenharia de Produção (2002) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1993), Brasil (BR). Graduado em Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1980), Brasil (BR). É professor de carreira da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil, desde 1983, atualmente na Classe Titular, atuando como docente e pesquisador do Curso de Graduação e de Mestrado em Administração e Docente dos Programas de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS), com foco nas temáticas: Inovação e Sustentabilidade, Indicadores de Sustentabilidade, Métodos de Pesquisa em Administração (Ciências Sociais Aplicadas) e Políticas Públicas e Desenvolvimento da Justiça.. Na atividade docente atua nas disciplinas: Metodologia da Pesquisa em Administração, Indicadores de Desenvolvimento Sustentável e Inovação e Sustentabilidade. Nos últimos anos desenvolveu e coordenou projetos de pesquisa sobre: indicadores de sustentabilidade, sustentabilidade dos produtos florestais não madeiráveis do Estado de Rondônia (BR) e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável no âmbito municipal. Líder do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos para o Desenvolvimento Regional (CDR/UNIR). Possui publicações em periódicos de reconhecida qualidade, voltadas para a discussão de indicadores de sustentabilidade, ambientalismo na Amazônia, Unidades de Conservação na Amazônia e Produtos Florestais Não Madeiráveis. Tem experiência na área de Gestão Acadêmica e Administrativa. Na Universidade Federal de Rondônia ? UNIR (BR) já exerceu as funções de: Coordenador do Mestrado em Administração (2010 a 2012); Pró-Reitor de Graduação (1986-1988), Diretor de Unidade Acadêmica (1988-1989); Pró-Reitor de Planejamento (1994; 2003-2006; 2012-2016) e Reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR - Brasil) (1994-1998).

Theophilo Alves de Souza Filho, Universidade Federal de Rondônia

Docente permanente do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professor Titular do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA); Pós-doutorado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutorado em Ciências Sócio ambiental pela Universidade Federal do Pará - UFPA/NAEA (2004); Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC (2002); Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Junior - RJ - Machenzie (1975); pós graduação em Planejamento e Gestão pela EBAP/FGV/PETROBRÁS - CATAD - IV e em Organização, Sistemas e Métodos pela FAAP - SP; Metodologia do Ensino Superior pela UFMT . Atualmente é professor pesquisador do Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia ? CEDSA . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável; Gestão de Agronegócios, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento econômico, social e ambiental na Amazônia com ênfase no Agronegócio sustentável, Desenvolvimento sustentável da Amazônia e de Rondônia; Atua também em estudos de Arranjo Produtivo Local, Cadeias produtivas.

Downloads

Publicado

2022-05-03

Edição

Seção

2021 - XII CODS - Eixo 1: Gestão Pública e do Desenvolvimento