ATUAÇÃO DOS BOUNDARY SPANNERS NO ÂMBITO INTERORGANIZACIONAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Talita Arendt Neuhaus Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Haroldo de Sá Medeiros Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Theophilo Alves de Souza Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Palavras-chave:

características de empresas, adaptações a novas realidades, mercado

Resumo

O trabalho tem como pano de fundo a pandemia ocasionada pelo vírus Covid-19 no Brasil, de dezembro de 2019 até meados de 2021. Nesse contexto, foi analisada a atuação dos boundary spanners no âmbito interorganizacional, tendo como modelo um ambiente hospitalar, bem como o impacto que a nova realidade ocasionada pela pandemia trouxe a essas relações. A pesquisa foi realizada à luz do contexto local, no Município de Ariquemes/RO. Para tanto, foi realizado um estudo de caso único, com coleta de dados primários e secundários, compondo-se os primários por entrevistas semiestruturadas, análise documental e pesquisa em ambiente virtual. Os dados foram, então, analisados e interpretados, chegando-se aos resultados, dentre os quais se destaca a identificação de um perfil de boundary spanner, a identificação de classes de boundary spanners no ambiente hospitalar, além do impacto nas relações ocasionado pelo ambiente incerto da pandemia. Contrariamente ao esperado pela pesquisadora, os resultados apontaram mais aspectos positivos que negativos no relacionamento interorganizacional, apesar da reconhecida dificuldade enfrentada no período pela organização.

Biografia do Autor

Talita Arendt Neuhaus, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Graduação em Direito pela UEL (2014). Advogada. Especialista em Administração de Empresas pela FGV (2020). Mestranda em Administração pela UNIR (em andamento).

Haroldo de Sá Medeiros, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Professor do curso de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Porto Velho. Chefe do Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Porto Velho. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Mestre em Administração pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisador e vice líder do Centro de Estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (CEDSA). Pesquisador membro do Marketing and Consumption Lab (MCL-UNIR). Interessado nos temas de gestão sustentável e planejamento do turismo, gestão da participação de stakeholders, abordagens de valor (valor público, criação de valor compartilhado e valor social).

Theophilo Alves de Souza, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

É docente permanente do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professor Titular do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA); Pós-doutorado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutorado em Ciências Sócio ambiental pela Universidade Federal do Pará - UFPA/NAEA (2004); Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC (2002); Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Junior - RJ - Machenzie (1975); pós graduação em Planejamento e Gestão pela EBAP/FGV/PETROBRÁS - CATAD - IV e em Organização, Sistemas e Métodos pela FAAP - SP; Metodologia do Ensino Superior pela UFMT . Atualmente é professor pesquisador do Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia ? CEDSA . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável; Gestão de Agronegócios, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento econômico, social e ambiental na Amazônia com ênfase no Agronegócio sustentável, Desenvolvimento sustentável da Amazônia e de Rondônia; Atua também em estudos de Arranjo Produtivo Local, Cadeias produtivas.

Downloads

Publicado

2022-05-03

Edição

Seção

2021 - XII CODS - Eixo 3: Mercado, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade