Gestão da informação do perfil dos professores e infraestrutura das escolas públicas do Estado do Pará: um modelo baseado em árvore de decisão

Autores

  • Yuri Vidal Mendonça Universidade Federal do Pará
  • Thalita Carvalho Bezerra Universidade da Amazônia - UNAMA

Palavras-chave:

IDEB, Perfil dos professores, infraestrutura das escolas, árvore de decisão

Resumo

As avaliações de larga escala têm sido o principal indicador de qualidade da educação. No Brasil, a literatura da área tem apontado diversos fatores com efeitos preditivos no índice de desenvolvimento da educação básica - IDEB. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo analisar o efeito dos atributos educacionais, criados a partir de características das unidades de ensino da rede pública do estado do Pará, como a estrutura física e tecnológica das escolas e o perfil dos professores no IDEB. Tendo como diferencial de análise o treinamento de um modelo baseado em árvore de decisão, o que permite a compreensão dos fatores que efetivamente estão contribuindo com a qualidade educacional no estado. A amostra adotada tem característica não probabilística, composta a partir de três bases de dados oficiais, com 450 escolas da rede estadual de ensino. Os resultados apontam que o número de computadores por aluno, a existência de espaços pedagógicos que envolvem o uso de tecnologia, como laboratórios de informática e a idade dos professores tiveram maior efeito no IDEB.

Biografia do Autor

Yuri Vidal Mendonça, Universidade Federal do Pará

Professor da Universidade Federal do Pará - UFPA

Titulação: Mestre

Thalita Carvalho Bezerra, Universidade da Amazônia - UNAMA

Pedagoga formada pela UEPA e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração  da Universidade da Amazônia - UNAMA

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Publicado

2022-05-03

Edição

Seção

2021 - XII CODS - Eixo 1: Gestão Pública e do Desenvolvimento