SITUAÇÕES DE HUMOR QUE INDUZ OS CONSUMIDORES A CONFORMIDADE DE CONSUMO INDIVIDUALISTAS OU COLETIVISTAS E QUE DIRECONAM A JUSTIÇA PERCEBIDA E ENGAJAMENTO
Palavras-chave:
Estado de humor, Conformidade, Individualismo e Coletivismo, Engajamento, Justiça Percebida.Resumo
Este ensaio teórico possui como objetivo propor analises experimentais que consigam identificar em quais eventos de humor os consumidores possuirão maior ou menor conformidade a compensações ou premiações de itens individualistas ou coletivistas, considerando ainda o nível de justiça percebida que o consumidor compreendeu e a percepção do seu engajamento após a resolução dos fatos. Esta discussão se justifica pela necessidade de ampliar a compreensão de como o humor possui o poder de induzir os consumidores a estarem em conformidade ou não a consumos que premiam ou compensem um ocorrido baseado nas expectativas pessoais ou coletivas de cada um. Demonstrando ainda como o mesmo irá julgar esta compensação ou premiação, ou seja, se foi justo ou injusto esta oferta ou aquisição individualista ou coletivista baseado no momento ruim ou bom vivido e que com isso o consumidor consiga manter um nível de engajamento que seja capaz de fortalecer esta relação de consumo. Com isso, será possível verificar quais as melhores compensações ou premiações entre individualistas e coletivistas são mais adequadas a oferecer ao consumidor quando ocorrer situações agradáveis e desagradáveis e assim manter o bom relacionamento com os clientes.