POSICIONAMENTO COMPETITIVO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: OPERACIONALIZAÇÃO E MAPEAMENTO

Autores

  • Ákila Belém CARDOSO Universidade Federal do Pará
  • Luís Alberto MONTEIRO DE BARROS Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Estratégia competitiva, Posicionamento competitivo, Micro e pequenas empresas.

Resumo

As micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras atuam em contextos peculiares e cumprem um papel importante na geração de emprego e renda, sendo as dificuldades com o planejamento um fator de mortalidade precoce. Considerando que uma posição competitiva adequada contribui para as empresas alcançarem níveis superiores de lucratividade em seus segmentos, bem como que o processo de planejamento da estratégia competitiva pressupõe a análise do posicionamento atual, considera-se relevante identificar o posicionamento competitivo corrente dessas empresas, no processo da estratégia de negócios. Para mapear o posicionamento competitivo das MPEs pesquisadas neste estudo metodológico, bibliográfico e de campo, desenvolveu-se estrutura para investigar aspectos extraídos da base teórica relativos a características do posicionamento competitivo, do desempenho competitivo e do setor de atuação. O nível de adequação das MPEs à teoria do posicionamento competitivo foi avaliado com base em dados coletados por meio de questionário estruturado, que foram tratados com a utilização de estatísticas descritivas. O problema da operacionalização do posicionamento competitivo empresarial restou superado, em razão do alcance dos objetivos da pesquisa. Para a teoria, o produto desta pesquisa metodológica adiciona um instrumento operacional inédito para auxiliar no diagnóstico e planejamento do posicionamento estratégico competitivo. Para a prática empresarial, em particular para o tipo estudado de MPEs, constitui mecanismo de análise, mapeamento e comparação da estratégia competitiva corrente das empresas, cujo diagnóstico resultante pode ser aplicado como subsídio às escolhas estratégicas futuras, com potencial para contribuir para a coerência e a consistência da estratégia competitiva dessas empresas, ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Ákila Belém CARDOSO, Universidade Federal do Pará

Graduando do curso de Administração da Universidade Federal do Pará (UFPA), bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPA, editais de 2018, 2019 e 2020.

Luís Alberto MONTEIRO DE BARROS, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto de Gestão e Estratégia Organizacional da Faculdade de Administração da Universidade Federal do Pará, Doutor em Administração pela FEA-USP, Mestre em Administração pelo Mackenzie, Bacharel em Administração pela Luzwell e Arquiteto pela UFPA, com vasta experiência profissional em Gestão e Estratégia Organizacional.

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Publicado

2022-05-03

Edição

Seção

2021 - XII CODS - Eixo 2: Cadeias de valor sustentáveis e Competitividade