Reflexões sobre Conselhos Municipais para Desenvolvimento Local pós-Marco Regulatório de Organizações da Sociedade Civil (MROSC): uma inovação na gestão do desenvolvimento?

Autores

  • Yana Moura de Sousa Universidade Federal da Bahia
  • Tânia Diederichs Fischer Universidade Federal da Bahia
  • Ana Maria Albuquerque Vaconcellos Universidade da Amazônia

Palavras-chave:

Conselhos municipais. Desenvolvimento. MROSC. Contra-hegemonia

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre as possibilidades e limites de alcance de transformações políticas por meio de conselhos municipais que sejam protagonizados pela sociedade civil na busca por desenvolvimento local. A (re)discussão sobre o papel dos conselhos retorna para agenda de pesquisa em políticas públicas com a nova Lei 13.019/2014, que estabelece o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), cujo objetivo é aperfeiçoar  o regime jurídico das parcerias entre administração pública e as organizações da sociedade civil. Sendo assim, os conselhos são espaços formais para estabelecer este diálogo, o que se questiona é até que ponto os conselhos exercem um papel estruturante de alternativas do viés hegemônico em direção a um olhar mais democratizante. Realiza-se um retrospecto histórico da participação da sociedade civil, com enfoque na atuação de conselhos municipais. Pontua-se nas reflexões que embora as medidas regulamentadoras apresentem conquistas de participação nestes 26 anos de construção histórica em direção ao agir democratizante, o MROSC apresenta alguns dispositivos que reforçam uma lógica excessivamente formalística, contrárias às garantias constitucionais de liberdade e auto-organização, que esbarra na principal meta da democracia deliberativa e contra-hegemônica, e, por conseguinte, no desenvolvimento local.

Biografia do Autor

Yana Moura de Sousa, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda pela Universidade Federal da Bahia. Bolsista CAPES.

Tânia Diederichs Fischer, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo. Professora titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenadora do Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS)

Ana Maria Albuquerque Vaconcellos, Universidade da Amazônia

PhD em Development Studies - University of Wales Swansea. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Downloads

Publicado

2016-04-28

Edição

Seção

2016 Eixo 2_Governança Ambiental, Mercado e Desenvolvimento