GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • Sara Souza Ribeiro UNAMA
  • Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos Universidade da Amazônia Mestrado em Administração
  • Mário Vasconcellos Sobrinho UFPA e UNAMA

Palavras-chave:

Ecoeficiência. Gestão de Resíduos Sólidos. Sustentabilidade

Resumo

O artigo discute a gestão de resíduos sólidos na indústria da construção civil. Particularmente, o trabalho busca identificar as ferramentas e procedimentos utilizados para gestão de resíduos sólidos durante o processo de construção de obras. Busca-se entender em que medida há uma gestão ecoeficiente na indústria de construção civil. Teoricamente, utiliza-se os conceitos de sustentabilidade e gestão industrial ecoeficiente. Em termos metodológicos, o estudo baseou-se na observação participante nos eventos cotidianos de três canteiros de obras de uma empresa do segmento de construção civil. A pesquisa mostra que as ferramentas e estratégias utilizadas para a gestão dos resíduos não são integradas e não possuem planejamento para organizar os descartes sólidos das obras. O estudo demonstra que há necessidade da indústria da construção civil incorporar novas estratégias para inserir-se completamente em padrões de ecoeficiência e, assim melhorar a utilização das matérias-primas e, consequentemente, reduzir os impactos ambientais.

Biografia do Autor

Sara Souza Ribeiro, UNAMA

Mestre em Administração tendo como linha de pesquisa Desenvolvimento Sustentável (2014), Especialista em História da Amazônia (2009) e Graduada em Licenciatura Plena em História (2008)

Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos, Universidade da Amazônia Mestrado em Administração

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (1986). Especialização em Docência do Terceiro Grau (1993). Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (1996). PhD em Development Studies - University of Wales Swansea (2008). Convalidação do doutorado pela Universidade Federal do Pará(2008). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD da Universidade da Amazônia (UNAMA). Membro da Rede de Gestão Social RGS, Consultora da Secretaria de Projetos Estratégicos do Governo do Estado do Pará - Programa Pará Rural - convênio com Banco Mundial. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Administração. Membro do Conselho Editorial da revista Amazônia Organizações e Sustentabilidade. Avaliadora dos seguintes periódicos: Cadernos Gestão Social (CGS), Cadernos EBAPE, Revista Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, Revista Interações, RAP. Consultor AdHoc da CAPES. Membro do Projeto de cooperação internacional UNIBRAL CAPES/DAAD. Coordenadora do Projeto Município Sustentável: Abaetetuba em Foco. Avaliador de artigos para o VII Encontro Nacional de Pesquisadores de Gestão Social ENAPEGS. Avaliadora de artigos para o VII Encontro Nacional de Pesquisadores de Gestão Social - ENAPEGS. Atua na área de pesquisa e docência em gestão socioambiental e desenvolvimento local, parceria e cooperação, governança social, gestão pública gestão de programas e projetos de desenvolvimento socioambiental, desenvolvimento sustentável.

Certificado pelo autor em

 

Mário Vasconcellos Sobrinho, UFPA e UNAMA

Economista (1987), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (2000). PhD em Estudos do Desenvolvimento (2007) pelo do Centre for Development Studies (CDS), University of Wales Swansea (Reino Unido). Atualmente realiza estágio pós-doutoral na EAESP da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É economista da Universidade Federal do Pará, professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA/UFPA). É pesquisador e professor titular da Universidade da Amazônia onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Administração, linha de pesquisa Desenvolvimento Sustentável. Tem experiência na área de Economia e Desenvolvimento com ênfase nos seguintes temas: universidade e pesquisa, polìticas públicas e gestão do desenvolvimento, gestão dos recursos naturais e desenvolvimento local com ênfase na discussão sobre governança, participação social, parcerias e cidades sustentáveis. É membro da Rede de Pesquisadores em Gestão Social.

Downloads

Publicado

2016-04-28

Edição

Seção

2016 Eixo 2_Governança Ambiental, Mercado e Desenvolvimento