Modelo de Gestão Tributário-Fiscal como Indutor do Desenvolvimento Regional nos Municípios de Rondônia: o Caso do Programa PROFAZ

Autores

  • Ney Luiz Santana Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Gleimiria Batista da Costa Matos Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Rodrigo César Silva Moreira Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional. Governança Pública. Gestão Fiscal

Resumo

O presente artigo busca mostrar como se dá a atuação do Programa PROFAZ – ação de governança multinível que envolve instituições públicas e privadas que atuam no Estado de Rondônia – em sua condição de indutor de ações voltadas ao desenvolvimento econômico-sustentável nos municípios rondonienses. Configura-se como temática de relevância, haja vista ter o desenvolvimento regional questões estruturais prementes a serem equacionadas, removidas ou superadas, como destacam Monteiro Neto, Castro e Brandão (2017). Quanto aos fins, é utilizada a pesquisa exploratória, e, quanto aos meios, revisão bibliográfica e documental e o estudo de caso. Evidenciou-se o impacto da atuação do PROFAZ, via capacitações e orientação no âmbito da gestão tributário-fiscal, resultando em mudanças de ordem socioeconômica e fiscal verificada nos municípios rondonienses, a partir da intervenção do programa, incluindo o incremento em relação à questão da melhoria da arrecadação de tributos, após a implantação do referido programa, o que pode trazer às populações, via de consequência, melhorias nos serviços que lhes são prestados pelo poder público.

Biografia do Autor

Ney Luiz Santana, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PPGDRA) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Gleimiria Batista da Costa Matos, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Desenvolvimento Regional da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Rodrigo César Silva Moreira, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Downloads

Publicado

2023-01-03

Edição

Seção

CODS 2022 - Eixo Temático 1: Inovações e Diversidades na Gestão Pública