O Alcance de Metas Desenvolvimentistas em Instituições de Ensino Sob a Luz da Teoria Contingencial

Autores

  • Sabrina Bianca da Silva Alves Universidade Federal do Pará
  • Laura Cristina Barra Raiol Universidade Federal do Pará
  • Cristiano Descovi Schimith Universidade Federal do Pará
  • Hudson Augusto Silva de Castro Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Teoria contingencial. Desempenho organizacional. Instituições de ensino. Planejamento estratégico.

Resumo

Um dos compromissos de uma instituição de ensino é retornar para a sociedade o conhecimento produzido, de modo a desenvolver o seu entorno. Desta forma questiona-se como os fatores, elencados na Teoria da Contingência (TC), afetam o alcance de metas desenvolvimentistas em instituições de ensino? Diante deste questionamento, esta pesquisa tem por objetivo identificar como os fatores contingenciais afetam o alcance de metas desenvolvimentistas em instituições de ensino. Percebeu-se que o ciclo de vida, a gestão de riscos, o tamanho e a estrutura estão diretamente relacionados ao desempenho das organizações.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Edição

Seção

CODS 2022 - Eixo Temático 1: Inovações e Diversidades na Gestão Pública