VIVA A NAZINHA!! CÍRIO DE NAZARÉ: UMA FESTA DE PROPORÇÕES TURÍSTICAS, COMERCIAIS, ECONÔMICAS E DE FÉ

Autores

  • Carlos Benassuly Maués Filho Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Ronny Luis Sousa Oliveira Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração http://orcid.org/0000-0001-5575-6110
  • Alexandre Farias da Silva FIBRA - Centro Universitário
  • Ídida Maria Saraiva Quadros FIBRA - Centro Universitário
  • Rômulo Cavaleiro de Macedo Alves FIBRA - Centro Universitário

Resumo

O Círio de Nazaré é, indiscutivelmente, uma das maiores festas religiosas do planeta. Influenciando no turismo, no comércio e, consequentemente, na economia de Belém, capital do Estado do Pará, no Norte do Brasil. Os festejos em homenagem à Padroeira dos Paraenses ganharam visibilidade não somente nacional, mas mundial. Entretanto, “apenas os devotos de Nossa Senhora de Nazaré são impactados pela festividade?” Após essa dessa pergunta de pesquisa, partiu-se da premissa de que toda a sociedade belenense é afetada diretamente, mesmo não compartilhando da mesma fé. Desta forma, o objetivo geral deste estudo foi analisar de qual maneira o Círio afeta os segmentos comerciais no entrono da Basílica Santuário de Nazaré; já os Específicos: caracterizar os impactos econômicos e sociais dos festejos, avaliar as implicações legais quanto ao impacto da realização das atividades comerciais em torno da Basílica e descrever características quanto aos produtos comercializados. Com isso, após um completo Referencial Teórico, avaliando a identidade Histórica do Círio e as perspectivas turística, cultural e econômica dos eventos que percorrem os mais de 15 (quinze) dias de devoção mariana, e a análise da Metodologia Científica somada à avaliação dos Resultados, concluiu-se que o Círio de Nossa Senhora de Nazaré influencia profundamente nos aspectos mais variados da sociedade local, independentemente de posicionamento religioso, social ou instrucional de um povo que se agarra ao seu regionalismo e às suas oportunidades a fim de garantir o seu sustento e valorizar a sua cultura.

Biografia do Autor

Carlos Benassuly Maués Filho, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutorando em Administração  PPAD - Unama;
Mestre em Administração PPAD - Unama;
MBA em COMEX - FGV;
Especialista em Planejamento e Gestão - Ufpa e
Bacharel em Administrador com Habilitação em Comércio Exterior - Unama.

Ronny Luis Sousa Oliveira, Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração

Graduado em Administração pela Universidade da Amazônia - UNAMA.

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Bolsita de Doutorado CAPES.

Alexandre Farias da Silva, FIBRA - Centro Universitário

Graduando em administração

Ídida Maria Saraiva Quadros, FIBRA - Centro Universitário

Graduando em administração

Rômulo Cavaleiro de Macedo Alves, FIBRA - Centro Universitário

Graduando em administração

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Publicado

2023-01-03

Edição

Seção

CODS 2022 - Eixo Temático 2: Gestão Social e Relações Estado e Sociedade para o Desenvolvimento