SAEE E TECNOLOGIA ASSISTIVA: ACESSIBILIDADE NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Autores

  • Ynis Cristine de Santana Martins Lino Ferreira Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
  • Rafaela Pereira Pinheiro Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
  • Mário Vasconcellos Sobrinho Unama - Universidade da Amazônia

Palavras-chave:

Autismo. Tecnologia Assistiva. SAEE.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo contribuir com o debate de agendas de recomendações de acessibilidade no Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) com vistas a inclusão de alunos autistas. Foi realizada uma análise documental nas legislações as quais embasa os direitos das pessoas autistas, sobretudo a Constituição Federal, a Lei Brasileira de Inclusão e a Lei Berenice Piana. O estudo analisou os recursos e produtos de tecnologia assistiva utilizados nas salas de recursos multifuncionais. Para alcance dos objetivos optou-se pela abordagem qualitativa. Foi realizada revisão sistemática da literatura em publicações entre os anos de 2015 a 2020 nas bases de dados (CAPES), sendo três os principais resultados:  o uso da tecnologia assistiva pelo professor, a relação do trabalho colaborativo entre professoras do ensino comum e do SAEE, e a acessibilidade considerando as necessidades específicas dos alunos com autismo. Os resultados indicaram que o uso da tecnologia assistiva está sendo reconhecida e amplamente utilizada no SAEE, os professores sabem usar e apontam melhoria no processo de ensino-aprendizagem, no entanto, alguns, ainda encontram barreiras no seu uso assim como no acesso a esses recursos. Ademais, o ensino colaborativo é muito importante para a inclusão do aluno autista, pois visa tecer estratégias, metodologias, e recursos de tecnologia assistiva que melhor se encaixam para a demanda do aluno, que vão dos mais simples ao mais sofisticados.

Biografia do Autor

Ynis Cristine de Santana Martins Lino Ferreira, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Doutoranda em Administração, Mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente da Universidade Federal Rural da Amazônia. 

Rafaela Pereira Pinheiro, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Especialista em Educação Especial e Iclusão Socioeducacional pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Mário Vasconcellos Sobrinho, Unama - Universidade da Amazônia

Docente do Programa de Pós-graduação em Administração - PPAD da Unama

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Publicado

2023-01-03

Edição

Seção

CODS 2022 - Eixo Temático 1: Inovações e Diversidades na Gestão Pública