A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE À LUZ DOS PRINCÍPIOS ÉTICOS E NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE (NBC PG 100) NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU - PARÁ

Autores

  • Josué de Lima Carvalho Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA (PA)
  • Rosimeire Moreira dos Santos Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA (PA)
  • Salenne Pinho Cordeiro Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA (PA)
  • TICIANE LIMA SANTOS Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA (PA)
  • Ynis Cristine de Santana M. LiFerreira Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA (PA)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar a percepção dos profissionais da
contabilidade no município de Tomé-Açu no estado do Pará sobre os Princípios Éticos e sobre a Norma Brasileira de Contabilidade - NBC PG 100. Foi feita uma abordagem teórica sobre a Ética em geral e sobre a Ética relacionada à profissão contábil. Utilizou- se de pesquisa bibliográfica, descritiva e como uma abordagem quantitativa. O universo de pesquisa são todos os profissionais da contabilidade de Tomé-Açu e inscritos no CRC-PA (10) e a amostra do estudo foi 9 profissionais. Realizou-se pesquisa de campo e por meio do Survey utilizou-se um questionário contendo perguntas em escala de Likert e relacionadas à percepção desses profissionais com relação às questões éticas no âmbito da profissão. O estudo mostrou que dentre os respondentes, a maioria era do sexo masculino (70%¨). Porém, os profissionais com a maior formação eram do sexo feminino, predominantemente jovens e com menor tempo de atuação no mercado analisado. Essa situação demográfica revelada no Município de Tomé-Açu pouco influencia sobre as respostas obtidas para as questões atinentes aos aspectos éticos do profissional da contabilidade. A análise da correlação de Pearson revelou um consolidado reconhecimento acerca da importância do Código de Ética do Profissional de Contabilidade para a resolução de dilemas éticos e tomadas de decisões no exercício da profissão.

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Publicado

2017-05-30

Edição

Seção

2016 IC _Iniciação Científica 2016