FATORES PROMOTORES DE SUSTENTABILIDADE NO SERVIÇO: estudo de caso em um empreendimento alimentício em Belém-PA

Autores

  • Márcia Cecília Rodrigues de Oliveira Faculdade Maurício de Nassau / Professora Universidade da Amazônia (UNAMA) / Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPDA)
  • Caroline Melo Nunes Universidade da Amazônia (UNAMA) / Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPDA)
  • Cyntia Meireles Martins Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)/Professora Universidade da Amazônia (UNAMA)/Professora
  • Gilson Scholl Pires Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ)/Coordenador; Universidade da Amazônia (UNAMA)/Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPDA)

Palavras-chave:

Prestação de serviço. Negócio alimentício. Sustentabilidade.

Resumo

Com o desenvolvimento das economias, a prestação de serviço tem sido crucial, tanto pelo que contribui com o Produto Interno Bruto (PIB) dos países como pela quantidade de empregos que gera. Assim, o presente trabalho apresenta uma abordagem da prestação de serviço do setor alimentício com o enfoque da sustentabilidade, apresentando suas características principais e utilização de práticas para agregar valor ao negócio e ao mesmo tempo se diferencie na preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade. Desta forma, o estudo teve como objetivo identificar os fatores promotores de sustentabilidade em um serviço alimentício por meio de um estudo de caso em um restaurante em Belém do Pará. Portanto foi utilizada uma pesquisa qualitativa com enfoque num estudo de caso numa empresa alimentícia e na análise da pesquisa foram considerados os elementos da sustentabilidade no negócio dos restaurantes, que são baseados na Sustainable Restaurant Association (SRA). Como resultados encontrados, se destacam a economia de água na produção, reutilização de recursos, ecoeficiência energética, agricultura ambiental e coleta seletiva. Por fim, conclui-se que o empreendimento apresenta uma consciência e vocação inicial para a sustentabilidade, contudo existem elementos que precisam ser desenvolvidos pela empresa estudada. 

Biografia do Autor

Márcia Cecília Rodrigues de Oliveira, Faculdade Maurício de Nassau / Professora Universidade da Amazônia (UNAMA) / Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPDA)

Economista, especialista em Gestão Empresarial, Gestão do Varejo Brasileiro e Americano pela FIA/FEA/USP; Professora dos cursos de Administração da Faculdade Maurício de Nassau, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPDA) no Mestrado em Administração na Universidade da Amazônia (UNAMA).

Caroline Melo Nunes, Universidade da Amazônia (UNAMA) / Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPDA)

Administradora, especialista em Auditoria e Controladoria de Negócios; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPDA) no Mestrado em Administração na Universidade da Amazônia (UNAMA).

Cyntia Meireles Martins, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)/Professora Universidade da Amazônia (UNAMA)/Professora

Doutora em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia; Professora Adjunta III na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Professora no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPDA) na Universidade da Amazônia (UNAMA).

Gilson Scholl Pires, Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ)/Coordenador; Universidade da Amazônia (UNAMA)/Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPDA)

Mestre em Administração, Administrador, Especialista em Logística Empresarial e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Coordenador Adjunto do Bacharelado em Administração na Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ); Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPDA) no Doutorado em Administração na Universidade da Amazônia (UNAMA).

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Publicado

2017-08-23

Edição

Seção

2017 Práticas de Gestão Organizacional na Amazônia