ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA DE CHOCOLATE EM BELÉM DO PARÁ

Autores

  • Augusto Cezar Ferreira de Barros Universidade Federal do Pará
  • Keila Regina Mota Negrão Universidade Federal do Pará
  • Luís Alberto Monteiro de Barros Universidade Federal do Pará
  • Mario Cesar dos Santos de Carvalho Universidade da Amazônia

Palavras-chave:

Estratégia. Competitividade. Indústria. Chocolate.

Resumo

Diante das constantes mudanças no ambiente competitivo das empresas, as estratégias competitivas tornaram-se indispensáveis para manutenção do potencial competitivo de longo prazo dentro das indústrias. No estado do Pará, uma indústria que ganhou destaque nos últimos anos foi a produção de chocolates. Estudos capazes de compreender o desenvolvimento das estratégias competitivas nessa indústria se apresentam como de grande relevância uma vez que assim é possível potencializar os resultados das empresas participantes desta indústria e gerar desenvolvimento para a região onde se encontram. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo principal analisar as estratégias desenvolvidas pelas empresas produtoras de chocolate localizadas na cidade de Belém do Pará e, assim, identificar e compreender fatores ligados à competitividade relacionados especificamente às dimensões produção, mercado e emprego. Para tal, foram entrevistadas as proprietárias de três empresas. Quanto à metodologia, a pesquisa adotou abordagem quantitativa e qualitativa, em que foi realizado o levantamento transversal post facto no período de maio a junho de 2017, através da aplicação de questionário de autoria da RedeSist com tratamento dos dados pela ferramenta Excel. Quanto aos resultados foi observado que são muitas as dificuldades para novos entrantes na indústria. Foi identificado, ainda, que as empresas desenvolvem estratégias de diferenciação por meio de produtos inovadores e, também, uma espécie de estratégia de cooperação e de controle da qualidade dos insumos produzidos por seus fornecedores. O investimento em treinamentos e capacitação de pessoal também fica evidente como estratégia de geração de vantagem competitiva sustentável.

Palavras-Chave: Estratégia. Competitividade. Indústria. Chocolate.

Eixo temático: Práticas de Gestão Organizacional na Amazônia: Oportunidades e Desafios

Biografia do Autor

Mario Cesar dos Santos de Carvalho, Universidade da Amazônia

Graduado em Administração pela UFPA (2003), especialista em Marketing pela UNAMA (2006), especialista em Educação a Distância pelo SENAC-RS (2009) e mestre em Administração, com ênfase em recursos humanos, pelo PPGA/UFRGS (2009). Atualmente é doutorando em Adminsitração no PPAD/UNAMA. Desde 2007 atua como docente e pesquisador em cursos de graduação e de pós-graduação, presenciais e a distância, na área de administração. É pesquisador do grupo de pesquisa NAVi (Núcleo de Aprendizagem Virtual) e também um dos pesquisadores do Projeto de Iniciação Científica da FCAT, na área de Aprendizagem e Competências. Possui trabalhos publicados em congressos e periódicos vinculados à área de Ciências Sociais Aplicadas. É coordenador tecnológico do NIED (Núcleo de Inovação Educacional) da FCAT (Faculdade de Castanhal), onde também atua como professor no curso de Bacharelado em Administração.

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Publicado

2017-08-23

Edição

Seção

2017 Práticas de Gestão Organizacional na Amazônia