O IMPACTO DA INTERNET DAS COISAS APLICADO ÀS ESTRATÉGIAS DE MARKETING COM FOCO NA GESTÃO DOMICILIAR DE DISPOSITIVOS

Autores

  • Mauro Margalho Coutinho Unama
  • Marcia Athayde Moreira Unama
  • Sergio Castro Gomes

Palavras-chave:

Indústria 4.0, Internet das Coisas, Gestão Domiciliar de Dispositivos, Marketing.

Resumo

Este artigo desenvolve uma discussão acerca da gestão domiciliar de dispositivos no contexto da Internet das Coisas e da indústria 4.0. Propõe-se um modelo de interatividade, baseado em gateway, como forma de preservar o pleno controle do cliente sobre as ações automatizadas da indústria.  Nessa proposta, autocontida em uma das arquiteturas da Internet das Coisas, faz-se uso de um dispositivo intermediário, mantido e gerido pelo cliente, capaz de monitorar toda e qualquer interferência externa em sua residência quer seja para atualização de dispositivos, quer seja para coleta de informações de qualquer natureza. Igualmente, o modelo permitirá a apresentação de propostas em forma de concorrência pública, a partir de configuração do gateway, pelo cliente. Empresas pré-cadastradas poderão lançar mão de uma série de estratégias alternativas de Marketing, oferecendo propostas que envolvam desde a atualização tecnológica dos dispositivos até serviços de manutenção, quando necessário. No processo de negociação com o cliente, a indústria pode, ainda, usar as nuvens analíticas, um conjunto de ferramentas de Inteligência Computacional, capaz de negociar de forma automatizada.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Edição

Seção

2017 Práticas de Gestão Organizacional na Amazônia