APRESENTAÇÃO

 

A Universidade da Amazônia - UNAMA está publicando o primeiro número do primeiro volume da revista acadêmica Solidariedade e Sustentabilidade, publicada de modo experimental em novembro do ano passado,  quando se realizou em Belém do Pará a COP30, uma atividade da Organização das Nações Unidas. 

Como dissemos na apresentação daquele primeiro número da revista: “A COP30 trouxe para o coração do Brasil, e da Amazônia, a discussão entre os governos e a sociedade civil sobre o nosso futuro comum. Essa discussão é inadiável e fundamental porque estamos perdendo a guerra contra as consequências climáticas do nosso modo de vida que gera o aquecimento global, impactando sobre a economia, a qualidade de vida da maioria e até à justiça e a democracia; pois a concentração de renda, riqueza e poder atinge patamares que, assim como o aquecimento global, colocam a civilização humana em risco. O tempo tem sido implacável em nos mostrar o que acontece quando não agimos racionalmente a partir da ciência e do conhecimento vivo das comunidades”. 

As sobrecargas sobre a natureza reduzida a recursos, a poluição que confessa a inadequação da tecnologia da indústria e da agricultura tradicionais, assim como o uso de fontes energéticas não renováveis, promovem a destruição do ambiente natural, chegando ao ponto de termos que indagar se o retorno ainda é possível. O planeta e a civilização estão em desequilíbrio, ameaçando todas as formas de vida, inclusive e especialmente a espécie humana.

As submissões estão abertas para publicação contínua. Convidamos a pesquisadores, professores e leitores a submeter seus artigos. 

Esperamos a submissão de trabalhos inter e multidisciplinares. A revista está aberta à diversidade de paradigmas teóricos e metodológicos, valorizando abordagens inovadoras. Entre os temas específicos de interesse estão: redes sociais; políticas e práticas de inovação; estudos organizacionais inovadores; tecnologias sociais; produção colaborativa; economia solidária; mudanças climáticas; meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Acreditamos que proporcionar a livre circulação horizontal de ideias faz parte da nossa responsabilidade como cidadãos, trabalhadores intelectuais e organizações comprometidas com a democracia.

 

Belém, 31 de Janeiro de 2026

Betânia Fidalgo

Reitora da Unama

 

Clovis Ricardo Montenegro de Lima

Pesquisador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação