O PODER FORMATADOR DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO ETNOMATEMÁTICA SOBRE A TRADIÇÃO DE MÓVEIS ARTESANAIS

Autores

  • Eliana Ruth Silva Sousa
  • Magali Rocha Sousa
  • Roberto Paulo Bibas Fialho

Palavras-chave:

Educação. Educação matemática, Etnomatemática, Movelaria artesanal

Resumo

Este artigo é um estudo sobre o poder formatador da Matemática atuando junto aos aparatos da razão, revelados por Skovsmose (2007), vistos através de uma atividade de estudo e pesquisa realizada em sala de aula, com alunos dos cursos de Matemática e Design de Móveis, na Universidade do Estado do Pará, onde a atividade artesanal é abordada no campo da etnomatemática, segundo a prática de construção de móveis com madeiras regionais e folhas de compensado. O objetivo geral é o estudo sociológico matemático da produção de móveis artesanais no âmbito de uma experiência didá- tica de etnomatemática. A experiência revela alguns aportes de estudo da área de design de móveis, permitindo a compreensão de como as concepções matemáticas são projetadas na produção de tecnologia e bens de consumo. Os resultados foram satisfatórios quanto a discussão sobre os usos da matemática aplicada e questões culturais, indicando a necessidade de um trabalho mais aprofundado.

Biografia do Autor

Eliana Ruth Silva Sousa

Educadora matemática, mestra em Educação em Ciências e Matemática (UFPA), docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA);

Magali Rocha Sousa

Educadora matemática, mestra em Educação em Ciências e Matemática (UFPA);

Roberto Paulo Bibas Fialho

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (UFPA), docente da Universidade da Amazônia (UNAMA) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA);

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Publicado

2017-02-20

Edição

Seção

Artigos