O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

Autores

  • administrador administrador

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Meio Ambiente, Ensino Médio

Resumo

O estudo analisa a concepção de educação ambiental adotada por professores de escolas públicas de Belém. Procura responder qual a relação da percepção adotada acerca do tema proposto com as práticas pedagógicas. Objetiva analisar as concepções de educação ambiental adotadas por professores, relacionando-a com a formação e as práticas docentes. Os dados foram obtidos mediante aplicação de formulário com professores de duas escolas públicas, sendo analisados à luz de teorias críticas de Loureiro (2009), Leff (2001), Freire (2008), Jacobi (2003) e Reigota (2001). O estudo identificou equívocos e lacunas na fala dos sujeitos da pesquisa, quanto ao caráter transversal da educação ambiental e à ênfase dada ao meio ambiente rural e às dimensões físicas e bióticas. Concluiu-se que problemas relacionados à educação ambiental, nas escolas pesquisadas, podem estar diretamente relacionados a concepções equivocadas de meio ambiente e educação ambiental.

Downloads

Publicado

2017-02-20

Edição

Seção

Artigos