A IMAGEM DO TRANSPORTE HIDROVIÁRIO E DO TURISMO NA ILHA DE COTIJUBA NA VISÃO DOS USUÁRIOS

Autores

  • Maisa Sales Gama Tobias
  • Andéa Girlene Tavares Barreto

Palavras-chave:

Hidroviário, Turismo, Infraestrutura

Resumo

O presente trabalho fez parte da pesquisa D-Fluvial - Estudo de Demanda Potencial e Formação de Rede Rodofluvial na RMB, executada pela parceria de duas instituições de ensino e pesquisa, a Universidade da Amazônia e a Universidade Federal do Pará, havendo, também, se constituído em uma pesquisa de iniciação científica. O artigo apresenta uma abordagem descritivo-analítica da situação de demanda de transporte e da cadeia do turismo na Ilha de Cotijuba, em Belém, Brasil, caracterizando a demanda hidroviária e aspectos críticos da cadeia do turismo. Trata-se dos resultados oriundos de uma pesquisa de campo amostral, em hora de pico, onde foi possível detectar problemas cruciais que atualmente impedem o crescimento do turismo na Ilha, bem como, de infraestrutura de transporte disponível para os turistas.

Biografia do Autor

Maisa Sales Gama Tobias

Engenheira Civil – Unama, Licenciada Plena em Matemática – UFPa, especialista em Gerenciamento do Transporte Fluvial – UFPa, Mestre em Engenharia Civil – UFPb, Doutora em Engenharia de Transportes – POLI – USP. Professora do curso de Engenharia Civil da Unama e da UFPa, Professora do Mestrado em Desenvolvimento e Mei o Ambi ente U rbano da UN AMA. P esquis adora em En genhar ia de Trans portes .

Andéa Girlene Tavares Barreto

Acadêmica do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará, bolsista de Iniciação Científica PIBIC/ UFPA e do projeto D-Fluvial-UNAMA/UFPA. e-mail:

Publicado

2017-04-10

Edição

Seção

Artigos