COMPLEXIDADE E MODELAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Lênio Fernandes Levy
  • Adílson Oliveira do Espírito Santo

Palavras-chave:

Modelagem matemática, Complexidade, Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente texto diz respeito a uma investigação em nível teórico que acenou com a possibilidade de conjugarem-se intencionalmente, no processo de ensino-aprendizagem, a modelagem matemática e a concepção epistemológica acerca da complexidade. A concepção de complexidade que norteou este trabalho baseou-se no corpo de idéias do filósofo, historiador, antropólogo e sociólogo francês Edgar Morin. Por sua vez, quanto à modelagem, à modelagem matemática e à modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem, levaram-se em consideração várias idéias dos autores brasileiros Rodney Carlos Bassanezi, Maria Salett Biembengut e Nelson Hein.

Biografia do Autor

Lênio Fernandes Levy

Professor Mestre da Universidade Federal do Pará - UFPA

Adílson Oliveira do Espírito Santo

Professor Doutor da Universidade Federal do Pará - UFPA

Downloads

Publicado

2017-04-10

Edição

Seção

Artigos