PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ÓLEO LUBRICANTES VISANDO MINIMIZAR OS ATRASOS NA ENTREGA DOS PEDIDOS

Autores

  • André Clementino de Oliveira Santos

Resumo

Este artigo do projeto de um sistema de planejamento e programação da produção para o maior fabricante de óleo lubrificantes do Brasil, visando solucionar o problema dos pedidos em atraso na linha de enchimento mais crítica e importante da fábrica, a de embalagens de 1 litro.

O sistema proposto utiliza conceitos da metodologia MRP(Planejamento das Necessidades de Material), mais especificamente o MPS(Programa Mestre de Produção) e lotes econômicos de procução determinados em função das demandas médias anuais. A programação da produção procura seguir as datas determinadas pelo MPS de forma a não atrasar as entregas dos pedidos feitos pelo clientes, respeitando a restrição de capacidade da linha.

Biografia do Autor

André Clementino de Oliveira Santos

* É graduado em Tecnólogo em Processamento de Dados(1993) pelo CESUPa(Centro de Ensino Superior do Pará) e Engenheiro Civil(1995) pela Universidade Federal do Pará. É Mestre em Engenharia de Produção(1998) pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente exerce a função de professor adjunto I no Deptº de Engenharia Civil na UNAMA. As áreas de interesse envolvem Tecnologia das Construções e Planejamento e Programção da Produção.

Downloads

Publicado

2017-11-03

Edição

Seção

Artigos