CONSIDERAÇÕES QUANTO AOS RECURSOS APLICADOS NA RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO NA REGIÃO AMAZÓNICA.

Autores

  • Paulo Aranha
  • Denise Dal Molin

Resumo

O objeüvo principal deste trabalho é apresentar e favorecer a discussão quanto aos recursos aplicados na recuperação - reparo e/ou reforço - de estruturas de concreto armado na Região Amazônica.

A análise dos casos de recuperação de 293 obrasl que compõem o banco de dados do presente trabalho, permitiu observar que cerca de 60.00% dos serviços de recuperação de estruturas ocorreram em obras com idade inferior a 10 anos, o que reforça a assertiva quanto à deficiência do controle de qualidade na execução das estruturas.

Quanto aos recursos aplicados pode-se constatar, em frnção da idade do evento, que 37.43% do total levantado foram gastos nas obras com idade inferior a 10 anos. Ao extender-se a análise para um período de até 20 anos, este percentual atinge nada menos que 71, 57% do total dos recursos aplicados. Infelizmente, também não se dispõe de levantamentos que abordem estes aspectos, o que impede o estabelecimento de análise comparativa às outras regiões do país; de qualquer forma, parecem extremamente elevados os valores aplicados naAmazônia, no que se refere à época das intervenções.

Biografia do Autor

Paulo Aranha

Arquiteto, M.Sc. pelo NORIE/UFRGS, Professor do Curso de Engenharia Civil da UNA]'L4

Denise Dal Molin

Engenheia Civil, M.Sc. pelo NORIFJVFRGS, Professora da UFRGS e Doutora pela USP.

Downloads

Publicado

2017-11-07

Edição

Seção

Artigos