INDICADORES DE MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM - RMB

Autores

  • Maisa Sales Gama Tobias

Resumo

Este trabalho contém os primeiros resultados de um projeto de pesquisa que trata a questão da mobilidade urbana em transportes na Região Metropolitana de Belém - RMB, abordando as diversas modalidades de transportes, pretendendo contribuir para a determinação de indicadores de mobilidade, conl destaque para o custo-transpofie.Estes indicadores de mobilidade urbana relacionam informações sócio-econômicas de toda a população da RMB com variáveis -ligadas à mobilidade em transporte. Além disso, possibilitam estabelecer relações comparativas entre a demanda e a oferta de transporte em cada zona de tráfego, e com isto apresentar caracterizações sobre as condicionantes de viagens realizadas na RMB com base domiciliar por faixa de renda. Um dos objetivos desta pesquisa é subsidiar políticas e intervenções do poder público e pesquisas de avaliação social da qualidade de vida da população na RMB.

Biografia do Autor

Maisa Sales Gama Tobias

Engenheira Civil - Unama, Licenciada Plena em Matemática - UFPa, Especialista em Gerenciamento do Transporte Fluvial - UFPa, Mestre em Engenharia Civil - UFPb, Doutora em Engenharia de Transportes —POLI - USP. Professora do Curso de Engenharia Civil da UNAMA e da UFPa, Prefessora do Programa de Mestrado em Engenharia Civil — UFPa e Pesquisadora da Unama. tapajos@amazon.com.br.

Entende-se que a atividade de transporte para o condutor de auto particular ou mesmo passageiro de ônibus e de autos seja uma atividade meio, ou seja, um processo de deslocamento que necessitam passar para atingir atividades fins tais colno trabalho e estudo, consideradas estas como "atividades produtivas

Downloads

Publicado

2017-11-16

Edição

Seção

Artigos