LITERATURA, ENSINO E AS TICs

Autores

  • Beatriz Pazini Ferreira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v24n1-1353

Palavras-chave:

Literatura e ensino, TICs, livroclip.

Resumo

A pós-modernidade oportuniza sensações de liberdade na criação e no rompimento com o tradicional. Atualmente, podemos caracterizá-la como “era da liquefação do projeto moderno”, pois a incorporação de novas tecnologias computacionais de comunicação possibilita o desenvolvimento dos ambientes virtuais como novos meios de apoio ao aprendizado, às trocas de informações, à comunicação, à interação e à disponibilização de material de estudo que agregam e disseminam interação. Então, entendemos que as TICs podem ser “espaços” que oportunizam ao discente se apropriar efetivamente das experiências estéticas virtuais fruindo-as, retendo-as. Dessa forma, o objetivo do texto é abordar o ensino de literatura em uma perspectiva pós-moderna  apresentando de que forma é possível oferecer condições para que o aluno tenha competência linguística literária e exerça, por meio da associação entre literatura e as novas tecnologias, consciência em relação às práticas sociais. Para isso, utilizamos abordagens explicativas em relação à definição e à aplicação do livroclip, visto que estes contêm transposição e representação dramatizada de obras literárias sendo interativa e digital. Aproveitamos as lições Bakhtin, Aguiar e Bordini (1983), Rocco (1992), Kleiman (2004) e Zappone (2008).

Biografia do Autor

Beatriz Pazini Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora assistente do Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2019-07-12

Edição

Seção

Artigos