LITERATURA, ENSINO E AS TICs

Autores/as

  • Beatriz Pazini Ferreira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v24n1-1353

Palabras clave:

Literatura e ensino, TICs, livroclip.

Resumen

A pós-modernidade oportuniza sensações de liberdade na criação e no rompimento com o tradicional. Atualmente, podemos caracterizá-la como “era da liquefação do projeto moderno”, pois a incorporação de novas tecnologias computacionais de comunicação possibilita o desenvolvimento dos ambientes virtuais como novos meios de apoio ao aprendizado, às trocas de informações, à comunicação, à interação e à disponibilização de material de estudo que agregam e disseminam interação. Então, entendemos que as TICs podem ser “espaços” que oportunizam ao discente se apropriar efetivamente das experiências estéticas virtuais fruindo-as, retendo-as. Dessa forma, o objetivo do texto é abordar o ensino de literatura em uma perspectiva pós-moderna  apresentando de que forma é possível oferecer condições para que o aluno tenha competência linguística literária e exerça, por meio da associação entre literatura e as novas tecnologias, consciência em relação às práticas sociais. Para isso, utilizamos abordagens explicativas em relação à definição e à aplicação do livroclip, visto que estes contêm transposição e representação dramatizada de obras literárias sendo interativa e digital. Aproveitamos as lições Bakhtin, Aguiar e Bordini (1983), Rocco (1992), Kleiman (2004) e Zappone (2008).

Biografía del autor/a

Beatriz Pazini Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora assistente do Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2019-07-12

Número

Sección

Artigos