IMAGÉTICAS IDENTITÁRIAS AMAZÔNICAS: A FOTOGRAFIA DE WALDA MARQUES NO INSTAGRAM
Resumo
Nos propomos a compreender as construções imagéticas da fotógrafa paraense Walda Marques a partir de suas produções artísticas publicadas no Instagram durante o ano de 2019. Procuramos compreender como a experiência social sensível é refletida em sua produção artística. Como suporte teórico metodológico utilizamos as reflexões da etnografia visual de Pink (2007), assim como procuramos dialogar com Kozinets (2014) para compreender seu processo de exposição em ambientes digitais, o Instagram. Para compreender o processo de criação e produção imagéticas na e da Amazônia, utilizamos os aportes teóricos de Castro (2011). Entre os resultados mais expressivos de sua produção, observamos uma busca por uma “identidade amazônica”, evidenciada em suas narrativas imagéticas enquanto demonstração de uma vontade-de-ser (CASTRO, 2011). Outro resultado importante é a evidência de uma grande produção de retratos e o diálogo entre operator e spetator (BARTHES, 1984) que, em ato subjetivo, a fotógrafa-artista exercita a alteridade nesse gênero imagético.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17648/movideias-v27n1-2576
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