NETNOGRAFIA DAS FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DO BRASIL EM 2018: FONTES, ENDOSSO E SENSACIONALISMO

Marcelo Silva Barcelos, Mirela Souza Tobias, Elisa Cristina Delfini Corrêa

Resumo


A partir de levantamento bibliográfico e abordagem netnográfica, esta pesquisa analisa as mentiras que tiveram o maior nível de engajamento na rede social Facebook, envolvendo os então candidatos (as), Jair Bolsonaro (PSL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Marina Silva (REDE) e João Amoedo (NOVO). Após a seleção das fake news pelo projeto Comprova e checagem das agências Lupa e aos Fatos, examinou-se o material segundo as categorias: 1) presença ou ausência de fontes; 2) endosso (favorável/contra) e 3) sensacionalismo (foco no sistema de crenças do eleitorado), resultando em 25 fake news analisadas. Jair Bolsonaro foi o candidato mais citado, (19 fake news, sendo 15 com viés favorável e quatro desfavorável à sua candidatura). Conclui-se que as fake news tiveram alta repercussão e alcance, afetando de maneira perversa o contexto político do país, com alto poder de induzir à formação de bolhas sociais, polarização política e circulação de boatos, além de intensificar o discurso de ódio.

Palavras-chave


fake news; eleições; netnografia; discurso de ódio; bolhas sociais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/movideias-v26n2-2577

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