A POTENCIALIDADE CURATORIAL DA MOSTRA MATIZES DA SEXUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO

Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega, Maria Emilia Sardelich

Resumo


Este artigo apresenta a potencialidade de uma mostra fílmica enquanto experiência formativa para as relações de sexualidade, gênero e diversidade. O recorte temático focaliza a V Mostra de Filmes Temáticos Matizes da Sexualidade, realizada em 2014, no Cine Aruanda, da UFPB. O estudo qualitativo destaca o potencial educativo da curadoria fílmica. O percurso metodológico qualitativo valeu-se da pesquisa bibliográfica e a realização de entrevista com o idealizador da mostra, o professor Pedro Nunes Filho, a fim de compreender a estruturação de sua curadoria em relação às questões de sexualidade, gênero e diversidade. Ao registrar e preservar a memória dessa ação educativa, a pesquisa realizada colabora para inspirar atividades da mesma natureza em outras ambiências educacionais. Conclui que o recorte curatorial fílmico em questão, suscita potencialidades educativas que abraçam múltiplas questões relativas à educação em sexualidade, gênero e diversidade.


Palavras-chave


Cinema e educação. Escola. Gênero e diversidade. Sexualidade. Matizes da Sexualidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/movideias-v27n2-2686

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