CULTURA VISUAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RELATOS DE PROFESSORAS DE ARTES VISUAIS

Maristani Polidori Zamperetti, Alessandra Gurgel Pontes, Veronica de Lima

Resumo


O presente artigo resulta de uma investigação da qual participaram professoras de Artes Visuais da rede pública, de uma cidade do Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa qualitativa ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, nas quais se observou a relevância da cultura visual nas práticas de ensino e experiências pessoais das professoras envolvidas. Verificou-se que as visualidades cotidianas fazem parte das práticas pedagógicas, exercendo grande influência sobre a capacidade de opinião e escolha das docentes. Porém, observou-se a necessidade de revisão de posturas docentes estabelecidas e estruturadas, buscando combiná-las com outras contribuições procedentes dos estudos culturais pós-modernos e feministas. Assim, ressaltamos a necessidade de uma formação docente continuada priorizando a compreensão sensível e crítica das visualidades, colaborando para o entendimento do potencial do Ensino de Artes Visuais para a educação transformadora pretendida.


Palavras-chave


Artes Visuais. Cultura Visual. Docência. Formação Docente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/movideias-v27n2-2688

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