A LINGUAGEM NAS CRIANÇAS ALÉM DO SENTIDO LITERAL
Resumo
Este texto consiste em um olhar sobre a linguagem na criança (e para a criança) quanto a processos de produção de sentido que vão além do chamado sentido literal, entre os quais é possível incluir a metáfora, o duplo sentido, o implícito, a ironia e o riso nas piadas. Na discussão, a ênfase maior recai sobre a ironia, com uma breve passagem por outros casos não literais. O texto apresenta e discute a produção de sentido em alguns exemplos reais e de programas infantis na televisão, buscando contribuições de estudiosos da área ou ligados a ela. A ironia, por exemplo, engloba vários fatores em seu uso e constitui-se em um processo considerado complexo e desenvolvido mais tardiamente em relação a outros elementos da língua.
Palavras-chave
Produção de sentido; Linguagem infantil; Sentidos não-literais; Ironia
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
A Revista Movendo Ideias está indexada nos diretórios e bases que seguem:
ISSN (on-line): 2675-3162
ISSN (impresso): 1517-199x