O ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO DO IFPA – CAMPUS BELÉM

Maria Fernanda Ribeiro Santos

Resumo


A obra em questão visa analisar o ensino da geografia na educação profissionalizante no Brasil, uma vez que essa modalidade de ensino possui mais de cem anos de existência em nosso país. O debate do ensino médio integrado da educação profissional, que consiste no ensino de disciplinas do ensino secular paralelo ao ensino de disciplinas técnicas, será feito na proposta de uma discussão acerca de educação e trabalho, sendo a educação um meio para a emancipação do trabalhador. Será identificada, ao longo da obra, a abordagem que é atribuída à geografia pelos professores, com vistas a atender às especificidades dos cursos de educação profissional e também à visão dos alunos dessa modalidade de ensino, acerca da geografia e de seus conceitos elementares no IFPA – Campus Belém. Com isso, busca-se contribuir para a transformação do processo de ensino e aprendizagem no Brasil.

Palavras-chave


Ensino. Geografia. Trabalho. Educação. Profissionalizante.

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