EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MARAJÓ: A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS MULTI-CICLO NO MEIO RURAL DE PORTEL-PA

Miguel de Lima Baia, Joel Pantoja da Silva

Resumo


A pesquisa tem alfabetização dos alunos do multi-ciclo (1ª e 2ª ciclos) da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizada na Escola Ensino Fundamental Antônio José, localizada no município de Portel, no Marajó das Florestas-PA Objetivamos compreender, em que condições pedagógicas de sala de aula, os professores da EJA desenvolvem o processo de alfabetização com turmas multi-ciclo na referida unidade de ensino. Utilizamos como metodologia a pesquisa
qualitativa, articulada com a prática etnográfica, fazendo uso ainda de instrumentos de investigação como a observação participante e aplicação
de questionário com perguntas abertas. Analisamos os dados com base no estudo dos pesquisadores do campo da educação, especialmente, as reflexões de Paulo Freire e outros estudiosos do campo da linguagem, que discutam as práticas de alfabetização, proposta para a referida modalidade de ensino. Deparamos com a investigação da alfabetização do 1ª e 2ª ciclos, na maior parte da pesquisa, uma educação tradicional destacando o ensino mecânico onde a lousa e os livros de didáticos são referência de ensino nessa modalidade.


Palavras-chave


Educação; alfabetização; EJA; leitura; Marajó.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Revista Movendo Ideias está indexada nos diretórios e bases que seguem: 

                   

 


 

ISSN (on-line): 2675-3162
ISSN (impresso): 1517-199x