IMAGENS E PUBLICIDADE NA AVENIDA BRAZ DE AGUIAR EM BELÉM-PA: (RE)APROPRIAÇÕES CULTURAIS NO ESPAÇO URBANO

Vanda do Socorro Furtado Amin, Neusa Pressler

Resumo


Este artigo analisa eventos da comunicação visual urbana contemporânea de Belém-PA, especificamente na Avenida Braz de Aguiar, segundo a perspectiva da antropologia comunicativa de Massimo Canevacci (2004). Fundamenta-se nas teorias de Michel de Certeau (2009) e Sharon Zukin (2000). Objetiva verificar de que modo a Avenida Braz de Aguiar está sendo reterritorizada pelos sujeitos que a formam e como nela se processam a apropriação cultural e a produção de diferenças. Metodologicamente, procedeu-se à caminhada pela avenida, ao registro visual e fotográfico de segmentos comunicativos que a constituem. Apresenta-se a análise das imagens selecionadas a fim de interpretar segmentos comunicativos do espaço e os seus possíveis sentidos enunciativos.


Palavras-chave


Comunicação visual; Avenida Braz de Aguiar; Publicidade; Cultura

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/movideias-v21n1-930

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