REALIDADE VIRTUAL: UM ESTUDO DA COMUNICAÇÃO ENTRE CORPORAÇÕES E CLIENTES NAS MÍDIAS SOCIAIS

Blenda do Socorro Nascimento GOMES, Gheyza de Oliveira SILVA, Victoria Pinheiro de OLIVEIRA, Neusa Pressler

Resumo


A evolução da tecnologia da informação permitiu que milhões de pessoas se conectassem à Internet em qualquer ambiente e isso se tornou mais visível com a ascensão das mídias sociais. Hoje vê-se uma maior conectividade e interatividade entre indivíduos e grupos, pois através de um celular, uma câmera ou um tablet, estes vêm se tornando produtores de conteúdo. A comunicação virtual por meio das mídias sociais torna-se então cada vez mais imprescindível e interessante neste cenário inovador que se desenha. Grandes corporações de diversos segmentos já atentaram para esse fato e remodelaram o jeito de falar com o seu público. Ao tentarem se adaptar a este novo target criam todos os dias novas expectativas e novas aberturas para interpretação da comunicação. Este estudo realizado durante os anos 2014/ 2015 foi baseado em
autores (Henry Jenkins, André Lemos) que contemplam os estudos comunicacionais da Publicidade e Propaganda online e relacionamento, e  presenta cases considerados de sucesso de algumas empresas que utilizaram estes conceitos e formatos.


Palavras-chave


Comunicação. Virtual. Prosumer. Online. Relacionamento. Mídias sociais.

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