A INTERFACE ENTRE PSICOPEDAGOGIA E PSICOLOGIA NO CONTEXTO DA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL: CONSTRUINDO PROJETOS DE CARREIRA, PLANOS DE VIDA

José Willen Brasil LIMA, Moisaniel Oliveira PINHEIRO

Resumo


A sociedade atual vive em processo
de transformação constante,
contribuindo para que as diversas
atividades profissionais sofram
significativas alterações. Com isso,
muitas pessoas sentem dificuldades
no momento da escolha profissional
considerando que muitas são as
influências nesse momento. Assim,
lançar mão da Psicopedagogia e da
Psicologia para um direcionamento
da orientação vocacional/profissional
pode ser de grande valia. Deste
modo, objetivou-se com esse trabalho
analisar a relação dialógica existente
entre a Psicopedagogia e a Psicologia
no contexto da orientação vocacional/
profissional compreendendo-as como
mediadoras para o futuro profissional
do ser humano. Utilizou-se do método
da pesquisa bibliográfica em uma
abordagem analítico-discursiva a
partir das concepções de autores
distintos, entre eles: Faculdade Faveni
(2017c), Bossa (2011), Lomonico
(2005) e Valore (2008), ambos
contribuindo para a temática em
questão. Verificou-se que a interface
existente entre a Psicopedagogia e a
Psicologia no sentido da orientação
vocacional/profissional pode auxiliar
o ser humano para fazer seus
projetos de carreira e planos de
vida e a tomar decisões salutares,
pois proporciona ao orientando o
autoconhecimento para que possa
decidir, de forma autônoma, o seu
futuro. Concluiu-se que a parceria
entre Psicopedagogia e Psicologia
é indispensável quando o assunto

é planos de carreira profissional,

pois são áreas de conhecimento
que perpassam por toda a vida do
ser humano, fomentando reflexões
sobre o comportamento, construção
da identidade e autonomia na a
tomada de decisões para se viver em
sociedade.


Palavras-chave


Psicopedagogia, Psicologia, Orientação Vocacional/Profissional, Projetos de carreira.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Revista Movendo Ideias está indexada nos diretórios e bases que seguem: 

                   

 


 

ISSN (on-line): 2675-3162
ISSN (impresso): 1517-199x