O OBSCENO EM O TETRANETO DEL-REI DE HAROLDO MARANHÃO: A SENSUALIDADE DO CORPO E DA PALAVRA

Thais do Socorro P. Pompeu SAUMA

Resumo


O artigo discute o obsceno na
obra O Tetraneto Del-Rei (1982)
de Haroldo Maranhão a partir de
uma perspectiva intertextual, que
evidencia o corpo do protagonista
Jerônimo de Albuquerque como
elemento de conexão com outras
obras, que também enfatizam o corpo
na construção de suas linguagens. O
obsceno em Haroldo Maranhão segue
dois caminhos, um de experimentação
da linguagem que insere com
naturalidade palavras tabu ao texto
literário, e outro como apropriação
de ícones representativos dessa
temática presentes na bíblia sagrada
e em textos literários consagrados.
O Obsceno é um traço da escrita de
Haroldo, que vislumbra chocar, mas
tornar comum, temas polêmicos e
palavras consideradas malditas.


Palavras-chave


Obsceno, Corpo, Intertextualidade, Haroldo Maranhão.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Revista Movendo Ideias está indexada nos diretórios e bases que seguem: 

                   

 


 

ISSN (on-line): 2675-3162
ISSN (impresso): 1517-199x