PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA SOB À LUZ DA TEORIA DO ATOR- REDE: O TRANSLADAR INICIAL DOS CENTROS FAMILIARES DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ## PEDAGOGY OF ALTERNATION UNDER THE LIGHT OF ACTOR-NETWORK THEORY: THE INITIAL TRANSLATION OF FAMILY CENTERS OF ALTERNATION TRAINING
DOI:
https://doi.org/10.17648/2238-8893/aos.v8n1jan/jun2019p19-40Palavras-chave:
Pedagogia da Alternância. Teoria do Ator-rede. Translação.Resumo
Esse estudo trata da questão de como a Pedagogia da Alternância (PA), uma iniciativa de agricultores familiares que se iniciou na década de 1930, aparentemente sem recursos financeiros e estruturais, se consolidou de tal maneira a se espalhar para o mundo todo. Teoricamente, a lente de análise foi a Teoria do Ator-Rede (TAR). Metodologicamente, foi realizado um estudo, principalmente nas décadas de 1930 e 1940, na França, por meio de fontes documentais. A análise foi feita por meio dos conceitos de translação, conforme a TAR, procurando seguir os “rastros” deixados pelos atores nos registros e fontes analisadas. Foi possível constatar que houveram quatro estratégias que chamaram atenção na consolidação da PA ao longo das décadasque sucederam seu surgimento. A primeira estratégia diz respeito ao modo como a participação das famílias foi assegurada, os objetivos principais foram mantidos e as responsabilidades foram definidas. A segunda diz respeito aos modos como ocorreram o recrutamento de aliados. A terceira diz respeito às necessidades de resolução de controvérsias entre os aliados externos. A última estratégia identificada diz respeito às inscrições necessárias para dar sentido e validade ao método pedagógico que estava sendo transladado. A atuação dos mediadores inscreveu a PA em contínuas translações, fazendo com que a PA que começou a expandir na década de 1950 tivesse as acentuadas variações descritas, tanto com relação aos objetivos, como com relação às inscrições e mobilizações realizadas inicialmente na década de 1930.
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