Produtos Verdes: uma análise comparativa dos valores de consumo entre acadêmicos de administração brasileiros e espanhóis ## Green Products: a comparative analysis of the consumption values between Brazilian and Spanish administration academics

Luciana Aparecida Barbieri da Rosa, Francies Diego Motke, Leticia Lengler, Jeanne Margareth Mainardi, Marcelo Trevisan, Laís Vieira Trevisan

Resumo


Atualmente é preciso reavaliar o comportamento do consumidor e seus modos de consumo, pois buscando contribuir para um mundo mais equilibrado, com menos desperdício e impacto ambiental, percebe-se uma maior conscientização da sociedade acerca do que se consome. Neste sentido, este estudo possui como objetivo analisar o comportamento de consumo sustentável e compreender as similaridades e diferenças do consumo de produtos verdes de acadêmicos dos cursos de Administração de uma universidade brasileira e outra, espanhola. Para tanto, utilizou-se o método survey, com uma amostra caracterizada como não-probabilística e por acessibilidade mediante a aplicação de um questionário, que obteve o retorno de 289 respondentes. O instrumento de coleta de dados foi adaptado do estudo desenvolvido por Biswas e Roy (2015), o qual aborda a teoria dos valores de consumo, composta pelo valor funcional, valor social, valor condicional, valor ambiental e valor conhecimento. Os resultados obtidos revelam que, tanto para os acadêmicos brasileiros, quanto para os espanhóis, os constructos valor condicional e valor ambiental apresentaram as maiores médias, enquanto o constructo valor social apresentou uma média baixa. Também se observou que, por um lado, os estudantes brasileiros são mais propensos a adquirir produtos sustentáveis por sugestão de seus grupos sociais e que estão mais preocupados com o fato de que a escassez dos recursos naturais ameace o futuro das gerações posteriores. Por outro lado, os estudantes espanhóis são mais dispostos a comprar produtos de empresas que investem em questões ambientais.

 

ABSTRACT

Nowadays it is necessary to reevaluate consumer behavior and consumption modes, as seeking to contribute to a more balanced world, with less waste and environmental impact, there is a greater awareness of society about what is consumed. In this sense, this study aims to analyze the sustainable consumption behavior of academics in Administration courses in Brazil and Spain, through comparative research. For this, the survey method was used, with a sample characterized as non-probabilistic and for accessibility through the application of a questionnaire, which obtained the return of 289 respondents. The data collection instrument was adapted from the study developed by Biswas and Roy (2015), which addresses the theory of consumption values, composed of functional value, social value, conditional value, environmental value, and knowledge value. The results obtained reveal that, for both Brazilian and Spanish academics, the conditional value and environmental value constructs had the highest averages, while the social value construct had a low average. It was also noted that, on the one hand, Brazilian students are more likely to purchase sustainable products at the suggestion of their social groups and that they are more concerned that the scarcity of natural resources threatens the future of later generations. On the other hand, Spanish students are more willing to buy products from companies that invest in environmental issues.


Palavras-chave


Sustentabilidade; Consumo; Valores de Consumo

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/aos.v10i1.1358

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Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893