Desenvolvimento de metodologia para Avaliar Competências de Servidores Públicos Federais - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v3n2p25-41)

Camila Carvalho Ramos, Thiago Dias Costa, Aécio Borba, Grauben José Alves Assis

Resumo


O objetivo deste estudo foi desenvolveruma metodologia para avaliar as competências dos servidores de uma instituiçãofederal de ensino superior, baseada no modelo de avaliação 360º. O estudo foirealizado na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas com 26servidores técnico-administrativos. Foi utilizada a avaliação do tipo 360º, naqual o servidor se auto avalia e é avaliado por diferentes atoresorganizacionais. O procedimento incluiu o mapeamento de competências, a criaçãode indicadores de desempenho, a validação dos indicadores e a aplicação doquestionário de avaliação. Os resultados mostraram que a metodologia propostapossui itens de escala adequados que possibilitam uma avaliação objetiva dodesempenho do servidor. Portanto, a nova metodologia foi considerada promissora para odesenvolvimento dos servidores e o processo de decomposição se mostrou eficazpara a criação de indicadores de avaliação.

Palavras-chave


Avaliação de desempenho por múltiplas fontes; indicadores de desempenho; decomposição de competências

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17800/aos.v3i2.150

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893