Desenvolvimento de metodologia para Avaliar Competências de Servidores Públicos Federais - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v3n2p25-41)

Autores

  • Camila Carvalho Ramos Universidade Federal do Pará
  • Thiago Dias Costa Universidade Federal do Pará
  • Aécio Borba Universidade Federal do Pará
  • Grauben José Alves Assis Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v3i2.150

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho por múltiplas fontes, indicadores de desempenho, decomposição de competências

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolveruma metodologia para avaliar as competências dos servidores de uma instituiçãofederal de ensino superior, baseada no modelo de avaliação 360º. O estudo foirealizado na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas com 26servidores técnico-administrativos. Foi utilizada a avaliação do tipo 360º, naqual o servidor se auto avalia e é avaliado por diferentes atoresorganizacionais. O procedimento incluiu o mapeamento de competências, a criaçãode indicadores de desempenho, a validação dos indicadores e a aplicação doquestionário de avaliação. Os resultados mostraram que a metodologia propostapossui itens de escala adequados que possibilitam uma avaliação objetiva dodesempenho do servidor. Portanto, a nova metodologia foi considerada promissora para odesenvolvimento dos servidores e o processo de decomposição se mostrou eficazpara a criação de indicadores de avaliação.

Biografia do Autor

Camila Carvalho Ramos, Universidade Federal do Pará

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará.

Thiago Dias Costa, Universidade Federal do Pará

Doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento, vinculado à Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Aécio Borba, Universidade Federal do Pará

Doutor em Teoria ePesquisa do Comportamento, vinculado à Faculdade de Psicologia da UniversidadeFederal do Pará (UFPA).

Grauben José Alves Assis, Universidade Federal do Pará

Pós-Doutor pela Southern Illinois University At Carbondale,vinculado ao Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) daUniversidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

2014-12-12

Edição

Seção

Estudos Organizacionais e Estratégia