Recursos, Estratégia e Vantagem Competitiva no Setor Imobiliário: O Caso da Incorporadora Penta - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v4n1p15-34)

Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte, Luana Matos Araújo, Ordelene Vieira de Oliveira

Resumo


A pesquisa avalia as fontes e a Vantagem Competitiva da Incorporadora Penta, uma empresa da indústria da construção civil no Brasil. O estudo utilizou o modelo VRIO de Barney (1991) em suas quatro dimensões: Valor; Raridade; Não Imitabilidade e Organização, a fim de identificar o estágio de vantagem competitiva (sustentável, temporária, paridade e desvantagem) dos recursos e capacidades. A pesquisa é um estudo de caso, classificado como positivista, descritivo, de natureza teórico-empírica, utilizando técnicas qualitativas e quantitativas. O referencial é apoiado pelos temas Tripé da Estratégia, Visão Baseada em Recursos, Vantagem Competitiva e Estratégia de Diferenciação. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas com os gestores da empresa-caso e das seis empresas parceiras comerciais, com o preenchimento de tabelas quantitativas. A análise dos resultados qualitativos adotou a técnica de análise de conteúdo com apoio do software Atlas/TI e a triangulação de dados. Compararam-se duas escalas para medir a Vantagem Competitiva utilizando Sim/Não e com uso de Escala Likert. Como conclusão do estudo pode-se constatar que os recursos encontrados na organização são geradores de vantagens competitivas temporárias e que a escala Likert é a mais apropriada.


Palavras-chave


Visão Baseada em Recursos; Vantagem Competitiva; Estratégia de diferenciação

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DOI: http://dx.doi.org/10.17800/aos.v4i1.268

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Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893