Gestão Hoteleira como fator de competitividade: análise do binômio gestor – hóspede ## Hotel Management as a competitiveness factor: binomial analysis of the manager's – guests and host ##

José Lúcio Bentes do Nascimento, Armando Luis Lima de Campos Vieira, Gilvanilde Tenório Mendes dos Santos

Resumo


RESUMO
O presente estudo objetiva investigar, a partir da opinião dos gestores e hóspedes, a relação entre a prática gerencial na hospitalidade comercial e o diferencial competitivo dos serviços hoteleiros no nível estratégico de gestão. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa transversal (seccional), analítica inferencial, com amostra representativa de gestores e hóspedes de empresas hoteleiras do Polo Turístico Belém (PA). Para a análise exploratória de dados, seguiu-se o modelo quantitativo da estatística descritiva. Os dados foram avaliados com a aplicação dos programas BioEstat versão 5.4 e Statistical Analysis Software (SAS) versão 9.4. A ferramenta estatística aplicada à correspondência entre respostas de Gestor e Hóspede foi a do Coefi ciente de Correlação (r) de Pearson. A comparação entre os Meios de Hospedagem Comercial (MHC) deu-se pela Análise de Variância (ANOVA). Os resultados atestam que a correlação entre a opinião de gestores e hóspedes não é signifi cante no nível da gestão estratégica. Em contrapartida, a comparação entre os (MHC) revelou que os alojamentos de grande porte apresentam melhores índices em relação aos de pequeno e médio porte. Os resultados da pesquisa também apontam a satisfação do hóspede em relação à prestação dos serviços disponibilizados pelos colaboradores, embora a alta gerência, para tornar-se competitiva, precise, dentre outras ações, oferecer treinamento de aprendizagem para qualifi car e requalifi car os trabalhadores, e, ao mesmo tempo, incentivá-los a ampliar conhecimentos e a prática empreendedora inovadora proativa na resolução de problemas afetos a questões cotidianas nas áreas tecnológicas, ambientais e operacionais nos (MHC).
Palavras-Chave: Gestão. Hospitalidade comercial. Competitividade. Correlação. Comparação.

 

AOS - Amazônia, Organizações e Sustentabilidade
DOI - http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v6n1p115-138
ISSN online: 2238-8893

http://revistas.unama.br/ 


Palavras-chave


Gestão da Hospitalidade comercial; Correlação; Comparação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893