TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS

Marcilene Feitosa Araujo, Milton Carlos Farina, Rosângela Sarmento Silva, Roberto Wagner Dias

Resumo


Este estudo teve como objetivo analisar as trocas de informações entre docentes dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo, visando entender como essas trocas ocorrem e suas contribuições para a disseminação do conhecimento na rede. A pesquisa é considerada exploratória e quanto ao método optou-se pelo tipo descritivo, porque buscou descrever e analisar como ocorrem essas relações. Como principais resultados, as medidas de centralidade calculadas neste trabalho evidenciaram a conectividade, a intermediação e a proximidade entre os atores de cada curso pesquisado, com ênfase para os atores A15 e A24 do grupo 1 e o ator C11do grupo 2. Sendo estes atores considerados mais importantes para a rede, tanto em relação ao fl uxo de informação, conhecimento, bem como, para a comunicação. Foi possível perceber que as medidas apresentadas aos atores no 1º quartil de cada grupo, são baixas. Uma justifi cativa para os valores encontrados pode estar no fato de que a maioria dos atores na rede realizam contatos diretos não havendo a necessidade de intermediação. Tal fato ocorre devido à facilidade de contato entre os atores, ou seja, eles se comunicam diretamente e quando isso ocorre tem-se um Betweenness baixo e como consequência altos valores de Closeness e Degree. Conclui-se que a análise realizada confi rma o pressuposto das teorias de redes sociais, evidenciando níveis de contatos signifi cativos entre a maioria dos atores de cada rede.


Palavras-chave


Análise Redes Sociais. Troca de Conhecimentos. Disseminação do Conhecimento.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17800/aos.v7i1.667

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Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893