NAS DOBRAS DAS ONDAS DE DANIELLE FONSECA

Vera Maria Segurado Pimentel

Resumo


O artigo, em questão, visa analisar o trabalho “As dobras somos nós” da artista visual, Danielle Fonseca, vencedor da XVII edição do Salão UNAMA de Pequenos Formatos, com base em autores como Lins (2009), Santaella (2003, 2007), Machado (2003), entre outros. O estudo aborda, primeiramente, um histórico da vídeo arte no Brasil, a  imagem em movimento, a relação entre a teoria de Giles Deleuze das dobras com o surfe e posteriormente, uma análise a partir da semiótica aplicada sobre o vídeo em questão. As teorias sígnicas de Peirce contribuíram de maneira significativa para as análises realizadas na vídeo arte, revelando as várias relações de significados presentes nas imagens do surfista, equilibrando-se na prancha e adentrando o famoso “tubo” que todo praticante busca obsessivamente.

Palavras-chave: Surf. Ondas.  Dobras.  Deleuze.


Palavras-chave


Surf. Ondas. Dobras. Deleuze.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/1415-7950-v15n2-1266

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