Notícias

Chamada para o Dossiê Temático "LITERATURA, ARTE, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS"

 

Nas últimas décadas, vive-se um cenário de popularização de tecnologias de comunicação digitais, móveis, miniaturizadas, conectadas, sensíveis ao contexto e ubíquas que se integram ao cotidiano de pessoas, de instituições e de organizações, de tal modo que a sociedade passa a se estruturar em redes (CASTELLS, 1999) cada vez mais móveis (CASTELLS et al., 2007). Por conseguinte, a chamada sociedade móvel (AGUADO; MARTÍNEZ, 2008) é permeada por telas (LIPOVETSKY; SERROY, 2011) conectadas, sensíveis ao contexto e ubíquas. A cultura, por sua vez, vem sendo caracterizada pela participação (JENKINS, 2009; JENKINS; FORD; GREEN, 2014; SHIRKY, 2011), pela conectividade (IGARZA, 2009; JENKINS; FORD; GREEN, 2014; PELLANDA, 2005, 2009; VAN DICK, 2013) e pela convergência (JENKINS, 2009).

Diante desse contexto, a proposta do próximo número da revista Asas da Palavra é pensar nas reconfigurações da literatura, da arte, das linguagens, e na multiplicação das modalidades de produção, acesso, circulação e consumo desses produtos culturais frente às transformações sociais, culturais e comunicacionais citadas. Nessa perspectiva, o dossiê tem o objetivo de reunir artigos que promovam reflexões e debates sobre as seguintes temáticas:

  • Literatura, arte e/ou linguagens em dispositivos digitais móveis;
  • Novas modalidades de produção, acesso, circulação e consumo de literatura, arte e/ou linguagens em dispositivos digitais móveis;
  • Relação entre aplicativos e a literatura/a arte /as novas linguagens;
  • Relação entre convergência e literatura, arte e/ou linguagens;
  • Relação entre literatura, arte e/ou linguagens com os sites de redes sociais;
  • Relação entre literatura, arte e/ou linguagens com os algoritmos;
  • Novas experiências de leitura em dispositivos digitais móveis;
  • Leitores ubíquos;
  • Literacia midiática e/ou digital.

 

A revista Asas da Palavra publica artigos em português, inglês e espanhol. Para este volume podem submeter trabalhos, mestres, doutores e doutorandos vinculados a uma instituição de nível superior; mestrandos, graduados e graduandos (em coautoria com pelo menos um autor com título de mestre).


As submissões deverão estar em conformidade com as diretrizes para autores (http://revistas.unama.br/index.php/asasdapalavra/about/submissions#onlineSubmissions) e os aprovados serão publicados na edição v. 17, n. 1, a ser lançada em Junho de 2020. As contribuições devem ser submetidas diretamente no site da revista até 20 de Abril de 2020.


Organização

Profª Dra. Maíra Evangelista de Sousa (PPGCLC/UNAMA)

 

Contato:

revistaasasdapalavra@gmail.com

maira.evangelistadesousa@gmail.com

 

 
Publicado: 2020-02-05
 
1 a 1 de 1 itens