CUIR: EXPOSIÇÃO INDEPENDENTE

Pedro Sampaio, Simone de Oliveira Moura

Resumo


“CUIR” é uma proposição; uma exposição transviada realizada no Espaço Casulo Cultural  durante maio de 2017, originada do desejo de ação genuína de reconfigurar imagens e possibilitar novos olhares sobre a arte que estava sendo feita em Belém por jovens artistas paraenses, o presente texto apresenta reflexões curatoriais e de ações políticas no campo das artes como possibilidade para discussões relacionadas a gênero e sexualidade. Os trabalhos artísticos apresentados confrontam as estruturas identitárias normativas, e se localizam
nesse existir - resistir - que está na fronteira, ou para além dela. Diferente de programas multiculturais bem intencionados, onde as diferenças tanto sexuais, de gênero e raciais são toleradas ou apreciadas como meras curiosidades exóticas, a exposição CUIR estaria inserida muito mais em um processo de apresentação das diferenças como evidência da instabilidade e precariedade das identidades instituídas. Colocando para debate as formas como o outro é constituído, se é questionado as estreitas relações do eu com o outro. “A
diferença deixaria de estar lá fora, do outro lado, alheia ao sujeito, e seria compreendida como indispensável para a existência do próprio sujeito: ela estaria dentro, integrando e constituindo o eu” (Louro, 2001. p.550). Ao se falar de uma educação cuir ligada a arte não seria suficiente denunciar a negação e repressão para os que operam fora da norma regente, e sim desconstruir o processo pelo qual alguns sujeitos se tornam normalizados e outros marginalizados. Sendo possível ser utilizada como uma maneira de entender o próprio corpo, construções e afirmações identitárias e suas relações e expressões sociais.Partindo de um relato de experiência do período de maio de 2017 este artigo é uma reconfiguração do artigo defendido para a Graduação em Artes Visuais e Tecnologia da Imagem da UNAMA - Universidade da Amazônia.


Palavras-chave


queer, educação, arte, gênero, sexualidade

Texto completo:

PDF

Referências


BUTLER, J. A journal of lesbian and gay studies. novembro, 1993

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2003.

LOURO, Guacira Lopes. Teoria queer: uma política pós-identitária para a educação. Rev. Estud. Fem. [online]. 2001, vol.9, n.2, pp.541-553.

LOURO, Guacira Lopes. Um Corpo Estranho: Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

PELÚCIO, Larissa. Traduções e torções ou o que se quer dizer quando dizemos queer no Brasil? Revista Periodicus, v.1, n.1 maio-outubro, 2014.

PRECIADO, Paul Beatriz. Manifesto Contrassexual. Políticas subversivas de identidade sexual. São Paulo: n-1 edições, 2014.

TURNER, Victor. Floresta de Símbolos. Aspectos do ritual Ndembu. Niterói, RJ. Editora da Universidade Federal Fluminense. 2005.

SEDGWICK, Eve Kosofsky. Epistemology of the Closet. In: ABELOVE, Henry et alli. The lesbian and gay studies reader. New York/London, Routledge, 1993:45-61.




DOI: http://dx.doi.org/10.17648/1415-7950-v15n2-1274

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Asas da Palavra está indexada nos diretórios e bases que seguem:

            .  



 

ISSN:1415-7950