“VIVA O GLORIOSO!” UM ESTUDO SOBRE A FESTA DA IRMANDADE DE SÃO BENEDITO EM ANANINDEUA/PA

Sonia Cristina de Albuquerque Vieira

Resumo


O objetivo do artigo será apresentar a festa realizada pela irmandade de São Benedito na região metropolitana de Belém, na cidade de Ananindeua no Estado do Pará, buscando identificar as estratégias de construção de identidade dos devotos do Glorioso Santo Negro, realizada por migrantes vindos da cidade de Bragança, localizada no Nordeste do mesmo Estado. Discutindo todo um processo de perseguição, rejeição e conflitos que desafiam o tempo e guardam heranças herdadas desde a diáspora dos africanos escravizados no Brasil, expressados através do canto, da dança e da resistência negra, até os dias atuais, ainda manifestados nos cortejos e rituais em devoção e homenagem a São Benedito.


Palavras-chave


: Festa; Irmandade; São Benedito; Ananindeua

Texto completo:

PDF

Referências


DURAND, Gilbert. Ciência do homem e tradição: o novo espírito antropológico/ Gilbert Durand: tradução de Lucia Pereira de Sousa. 1ª ed. São Paulo: Triom, 2008.

GALVÃO, Eduardo. Vida religiosa do caboclo da Amazônia. In: Boletim Nacional, Nova Série - Antropologia. Rio de Janeiro, 1953.

__________. Santos e Visagens: Um estudo da vida religiosa de Ita, Baixo Amazonas. 2ª ed. Tese de doutorado. São Paulo: Brasiliana Nacional, 1955.

HOONAERT, Eduardo. A cristandade durante a primeira é poça colonial. In: HOORNAERT, Eduardo et al. História da igreja no Brasil: ensaio de interpretação a partir do povo. 3ª ed. São Paulo: Paulinas/Petrópolis: Vozes, 1983. Tomo II/I.

MOTTA MAUÉS, Maria Angelica. Negro sobre Negro: a questão racial no pensamento das elites negras brasileiras. Tese (Doutorado em Sociologia). IUPERG-Tec. Rio de Janeiro, 1997.

MAUÉS, Raymundo Heraldo. Padres, pajés, santos e festas: Catolicismo popular e controle eclesiástico. Belém: CEJUP, 1995.

__________. Uma outra “invenção” da Amazônia: religiões, histórias e identidades. Belém: Cejup, 1999.

NONA TODA SILVA, Dário Benedito. Os Donos de São Benedito, Convenções e rebeldias na luta entre o catolicismo tradicional e devocional na cultura de Bragança, século XX. Dissertação de Mestrado em História Social da Amazônia. Universidade Federal do Pará. Belém, 2006.

QUINTÃO, Antonia Aparecida. Lá vem meu parente: As irmandades de preto se pardos no Rio de Janeiro e em Pernambuco. (Século XVIII). 1ª ed. São Paulo: ANNABLUME, 2002.

SOARES, Mariza de Carvalho. Devotos da cor. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

SILVA, Dedival Brandão da. Os tambores da esperança: um estudo sobre a cultura, religião, simbolismo e ritual na festa de São Benedito da cidade de Bragança. Bragança: Falangola, 1997.

SCARANO, Julita. Devoção e Escravidão.AIrmandade de Nossa Senhora do Rosario dos Pretos no Distrito Dia mantino no Século XVIII, 2ª ed. Cª Editoral Nacional, 2014.

VAUCHEZ, André. A espiritualidade na Idade Média: Séculos VIII a XIII. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.

VIEIRA, Sônia Cristina de Albuquerque. “É um pessoal lá de Bragança...”: Um estudo antropológico acerca de identidades e numa festa de migrantes para São Benedito em Ananindeua /PA. Dissertação (Mestrado em Antropologia) Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Pará. Belém, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.17648/1415-7950-v16n1-1678

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Asas da Palavra está indexada nos diretórios e bases que seguem:

            .  



 

ISSN:1415-7950